top of page

Um Logo só não faz verão

Recentemente várias pessoas entraram em contato comigo para pedir orçamento, e eu estou extremamente feliz por estar atraindo a atenção e interesse no meu trabalho.


Por outro lado, a maior parte das mensagens queriam a criação de um logo avulso, algo que eu não ofereço, já que eu trabalho com Identidade Visual. Eu fiquei pensando por dias no que eu poderia fazer na minha comunicação, para esclarecer mais essa questão.


Esse post tem o intuito de jogar luz sobre a diferença de um projeto de Identidade Visual, e a criação de logos.


Vamos imaginar que você contratou um designer para criar o seu logo apenas, três meses depois você percebeu que precisava de um cartão de visitas, depois de 2 meses você decidiu fazer posts para suas redes sociais, e depois de 1 ano você acabou mandando fazer o site do seu negócio; em cada uma dessas situações um designer diferente fez a criação, mas eles não tinham nenhum guia de aplicação da marca, a não ser o arquivo do logo.


Agora todos esses pontos de contato, que o cliente tem com a sua marca, são confusos, parece que são diferentes marcas, cada ponto tem um estilo diferente, cores diferentes, tipografias diferentes. A impressão que fica é que a sua marca não leva a sério a própria comunicação. Os clientes nunca serão capazes de memorizar a marca, pois em cada comunicação terá uma paleta de cores diferente. A marca nunca será capaz de atingir o público-alvo, pois mesmo se atingir em algum momento, vai perder a confiança dele com o tempo, já que é uma marca extremamente imprecisa na sua comunicação, e difícil de memorizar.


É justo que associem meu trabalho com logos, afinal o logotipo é uma parte importante do que eu crio, talvez a parte que mais se destaca de uma Identidade Visual, junto com as cores, que muitas vezes, é o elemento mais lembrado de uma marca, de acordo com um estudo da signs.com, chamado Branded in Memory.


A Identidade Visual é um sistema de comunicação, que engloba vários elementos de uma marca, podendo moldar a percepção que o cliente tem, de forma positiva ou negativa, através de sua memória e das emoções que essa Identidade Visual causa no público.


A IDV também é uma forma de preservar recursos, pois tendo um projeto completo e bem pensado em mãos, tempo e investimento serão poupados, a comunicação será consistente, e a percepção de confiança da marca aumentará entre o publico.


Meu compromisso é oferecer uma solução estratégica de design, que seja pensada de forma única, para cada marca. E através do meu trabalho, otimizar a percepção da marca, criando um universo inesquecível para o consumidor.





Comments


bottom of page